Ferramentas estratégicas de marketing: conheça as principais e suas funcionalidades

Ferramentas estratégicas de marketing: conheça as principais e suas funcionalidades

Ferramentas estratégicas de marketing: conheça as principais e suas funcionalidades

Ao desenhar e executar uma estratégia de marketing, é fundamental saber de forma clara quais são os objetivos de negócio e de marketing, quem é o público-alvo, onde essas pessoas serão alcançadas, de que forma acontece a abordagem e como os resultados serão medidos.

Dessa maneira, para cada meta e frente do plano estratégico, algumas ferramentas são essenciais e agregam vantagens importantes. Por exemplo, em uma vertente multicanal, chats para atendimento a clientes podem ser integrados a um sistema de CRM.

Outra pesquisa sobre marketing, a “Impactos da covid-19 no Investimento de Mídia do Brasil”(Nielsen/IAB Brasil-Interactive Advertising Bureau), aponta que 45% dos empresários desejam elevar o investimento em anúncios digitais e 32% esperam reduzir o valor das mídias offline (TV, rádio e impresso).

Nesse cenário, as decisões e ações de uma gestão estratégica de marketing devem estar amparadas em instrumentos de qualidade, capazes de agregar valor em múltiplas frentes. Descubra as 11 melhores ferramentas estratégicas de marketing neste artigo. Boa leitura!

A importância das ferramentas do marketing para a gestão estratégica

A finalidade principal na elaboração de uma disposição testamentária ou disposição de última vontade é decidir, em vida, a forma com que o patrimônio de uma pessoa será partilhado após o seu falecimento, conforme a expressa descrição de sua vontade.

Em outras palavras, pode-se considerar o testamento como sendo uma das ferramentas possíveis de se registrar o desejo do proprietário com relação aos seus bens, determinando assim a futura partilha após o falecimento.

A vontade do testador não é absoluta: mesmo se tratando de seu patrimônio pessoal, se houver herdeiros necessários (parentes de linhagem direta, ou seja, os filhos, cônjuge e os pais), haverá limitação dos bens a serem testados (50%).

Em linhas gerais, as ferramentas estratégicas de marketing são importantes porque otimizam várias tarefas e ainda:

  • viabilizam otimizar e automatizar processos, gerando operações mais enxutas, ágeis, com melhor produtividade e mais tempo para focar em pontos cruciais da estratégia;
  • facilitam a redução de custos, já que centralizam várias funcionalidades, liberando a necessidade de contratação de mais pessoal;
  • podem ter módulos customizados e são muito integráveis, o que permite ajustes às necessidades do perfil da empresa enquanto facilita o fluxo de tarefas e a troca de informação entre setores e equipes;
  • permitem análises estratégicas e refinadas, fornecem dados e trazem  inteligência às ações de marketing. Por exemplo, ferramentas de vendas integradas em plataformas são capazes mostrar a jornada de conversão dos leads e sua qualificação.